A Boa Gastronomia Vegetariana Brasileira
 

Queridos amigos, manteremos aqui uma lista, sempre atualizada, dos melhores restaurantes vegetarianos brasileiros que conhecemos. Os restaurantes vegetarianos evoluíram muito desde os anos 80, quando oferecia o básico: arroz integral, feijão, algumas saladas e muita PVT. Faltava criatividade e sabor. Agora, à medida em que o vegetarianismo deixa de ser uma dieta alternativa e se torna a solução sustentável e saborosa para nossa saúde e a do planeta, os restaurantes se tornaram mais sofisticados. Por isso, listei aqui alguns restaurantes Gourmet, onde Chefs vegetarianos e esforçam para apresentar um menu com conceitos da alta gastronomia. Nada contra você comer naquele restaurante básico perto do seu trabalho, mas se você ainda não experimentou a alta gastronomia vegetariana brasileira, prepare-se agora para provar uma que, além de saudável, (incluindo, em muitos casos, ingredientes orgânicos e opções veganas), agrega bom gosto na apresentação dos pratos e nos ambientes e, sobretudo, muito sabor. Se o seu restaurante favorito ainda não está na nossa lista, convença-nos de que ele vale a pena e teremos grande prazer em incrementar nossa lista!

Por Rogerio Garcia com a colabororação de Luciana Luzzi
 
GOA Restaurante Vegetariano - São Paulo
 
 

O GOA reúne, num espaço descolado e de bom gosto, pessoas de diferentes formações e pensamentos. É muito mais do que um local para você se alimentar bem e com prazer. A criatividade e o charme transcendem as receitas e fazem deste restaurante um ambiente muito agradável de se frequentar. O Goa é um daqueles restaurantes que você não pode deixar de conhecer. Sempre com opções veganas, tem um conceito gastronômico interessante e os pratos são preparados com muito estilo pelo chef Augusto Pinto.

 
 
Banana Verde - Aberto também à Noite - São Paulo
 
 

Em um salão amplo com grandes janelas e portas, e num clima bastante intimista, este restaurante à la carte, convida ao deleite de uma deliciosa comida gourmet vegetariana. Um restaurante que poderia estar em Nova York, Sydney, Tóquio ou qualquer capital da Europa, mas que está bem no coração da Vila Madalena, o bairro mais descolado de São Paulo. O Banana Verde também oferece, a partir das 19h, um cardápio com entradas criativas, além de risotos, massas e pizzetas de sabores delicados, misturando pratos de inspiração mediterrânea com temperos latinos. Graças ao ambiente despojado e aconchegante, ótima carta de vinhos e boa música ambiente, compõe o clima ideal para uma refeição saudável em companhia especial. Mas a última palavra é sua! Confira. Lembre-se que, agora, além do almoço, abrimos também para o jantar! Um lugar para curtir uma refeição prazerosa, antes de cair no agito da Vila Madalena.

 
 
 
Moinho de Pedra - São Paulo
 
 

O Moinho de Pedra funciona em uma charmosa casa, localizada no bairro da Chácara Santo Antônio, com capacidade para 130 lugares, funcionando para café da manhã e almoço.
A culinária do Moinho vem conquistando dia após dia o reconhecimento de seu público fiel e seleto e da crítica gastronômica sendo eleito pela revista Veja São Paulo e revista Època como o melhor restaurante vegetariano de São Paulo em 2008 e 2009 e também premiado pelo Guia Quatro Rodas como o melhor restaurante vegetariano do Brasil por três anos consecutivos.

 
 
 
Vegetariano Social Clube - Aberto também à noite - Rio de Janeiro
 
 

O vegetariano Social Clube é um dos  meus restaurantes favoritos no Rio de Janeiro. Aberto desde 2001 é um pequeno restaurante no Leblon, perto da Cobal. Embora pequeno é um dos melhores restaurantes que eu conheci na minha vida. Porque? Porque é vegano, todos os pratos são com alimentos orgânicos  e fica aberto à noite, coisa muito rara entre os restaurantes vegetarianos. O toque brasileiro como o Bobó de Shitake  e os sorvetes veganos são alguns dos destaques desse simpático e delicioso restaurante.

 
 
Suprem, Restaurante Vegetariano - Porto Alegre
 
 

O Suprem, em Porto Alegre, está na lista que compartilho com todos que visitam esta cidade. No Brasil, é um melhores restaurantes vegetarianos que já conheci. É traz uma peculiaridade: é um restaurante vegetariano indiano. Nele você pode encontrar ótimas opções veganas, também. O ambiente conta ainda com o toque aconchegante de lareiras, o que no inverno é uma delícia, principalmente à noite. Confira se eles ainda abrem aos sábados à noite. O Chef é Alex Zarate. Se você mora em Porto Alegre ou vai viajar pra lá, visite o site, anote o endereço e não deixe de conhecer.